terça-feira, 31 de agosto de 2010

Agua Marinha


A água Marinha é considerada a pedra da clareza e atua como calmante, pois, a cor azul transmite a sensação de bem estar, reduzindo o estresse. Usada na estética a água marinha é ideal para o tratamento das peles desvitalizadas, ressecadas e para tratamentos pós- sol. Como ativa a circulação, também é excelente para descongestionar a região dos olhos e suavizar olheiras. Costuma ser usada com cremes clareadores que contêm vitamina C.

Ginástica Facial

Esticar a testa, contrair os lábios, puxar os olhos. Esses são alguns movimentos da ginástica facial. Afinal, não é só o corpo que precisa de exercícios físicos para ficar em forma.
Os músculos do rosto, pescoço e do colo também precisam de ginástica para continuar firme e com aspecto jovem.
A ginástica facial atua como alternativa nos tratamentos para evitar a flacidez e as rugas causadas pelos movimentos involuntários que fazemos no dia-a-dia. Pessoas de todas as idades podem fazer ginástica facial. A ginástica facial relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura. Quando o rosto está tenso, flácido, a circulação no local diminui.
No processo de emagrecimento a ginástica facial é indicada para combater a flacidez, sulcos e rugas que podem aparecer devido a uma perda rápida de massa muscular e gordura subcutânea. Já durante o envelhecimento, essa perda acontece de forma lenta e gradual acompanhada de diminuição de massa óssea.
Durante uma sessão de ginástica facial pode-se exercitar os músculos da mímica, da mastigação, do pescoço, da coluna cervical e da cintura escapular.
O trabalho da ginástica é muscular, mas a pele fica mais oxigenada, mais viçosa.
No caso de cirurgia plástica a ginástica facial serve como manutenção.

Confira o vídeo de Ginástica Facial para a região do pescoço:
http://www.youtube.com/watch?v=vnz7sWmQnLg

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pimenta

A pimenta é um tempero que não falta nas mesas nas regiões do nordeste e norte do Brasil. Que gosto tem, é difícil saber porque o que conta mesmo é a intensidade da ardência menor ou maior dependendo do seu tipo. A pimenta de cheiro é perfumada e seu ardor é muito suave. No norte costuma-se deixá-la em efusão em leite ao invés de vinagre e azeite. É usada na mesa das crianças.
A pimenta vermelha é rica em vitaminas C, B2 e E. Tem propriedades analgésicas e energéticas, reduz a formação de coágulos no sangue.
A pimenta Murupí é pequena, amarela dividida em gomos e com formato alongado. É a pimenta brasileira mais forte que apresenta riscos de queimadura se em contato direto com a pele ou mucosas. Para apreciadores do fruto a melhor pimenta é a que mais arde.

domingo, 29 de agosto de 2010

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dê adeus ao nervosismo


Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza. A alface é ótima para amenizar a irritação. Seu talo é rico em lactucina, substância que funciona como calmante e é rica em fosfato. A falta deste elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. O espinafre também previne a depressão, alem de ser rico em magnésio, fosfato e vitaminas A, C, e do complexo B que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bem funcionamento do sistema nervoso.

Alimentos que podem ajudar no funcionamento do sistema nervoso:

ALFACE – Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Rica em folato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

BANANA – Pode acreditar: essa fruta tão comum em terras brasileiras diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, dando energia.

CARNE – Esse alimento possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre que combatem a anemia e transportam o ferro. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Além disso, seus aminoácidos fazem o cérebro funcionar melhor.

JABOTICABA – Essa frutinha contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo). Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jaboticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam.

ESPINAFRE – A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.


LARANJA – Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente em sua composição é relaxante muscular e combate o stress. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.

LEITE – A falta de vitamina do complexo B pode acabar com seu bom humor. Além de estarem presentes no leite, essas substancias também são encontradas nas ervilhas, sementes de girassol, batata e peixe. Leite também tem cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).

UVA – Essa fruta tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aloe Vera

A Aloe Vera é uma planta que contém vários nutrientes, minerais e aminoácidos, assim como numerosas substâncias que são ativos fundamentais no tratamento intestinal. O suco de Aloe Vera é feito das folhas da planta e o gel de Aloe Vera é utilizado como primeiros socorros contra queimaduras, ferimentos e queimadura de sol. Também é usado nos tratamentos para pele seca e eczema ao redor dos olhos. O uso mais comum da Aloe Vera é tópico. A planta contém muitas vitaminas, minerais e nutrientes, No tratamento de queimaduras na pele, diminui a dor, reduz inflamação e acelera o processo de recuperação. No tratamento de queimaduras de sol apresenta resultados imediatos. A utilização tópica da Aloe Vera sobre pequenos cortes e esfolados ajuda a prevenir infecções e acelera a resposta de cura do organismo.

Sopa de Aipo (1 porção) 32 calorias



INGREDIENTES:
1 porção de sopa base
2 pernas de aipo
2 copos d'água

MODO DE FAZER:
Retirar toda fibra da parte branca do aipo, levar ao fogo as folhas e pontas do aipo e deixar ferver durante cinco minutos.
Em seguida coar a água e misturá-la à porção da sopa base.
Juntar os pedaços de aipo e levar ao fogo até cozinhar.
Provar de sal e servir -la. Pode ser servida quente ou gelada.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Data de vencimento



Não conferir a data de vencimento dos produtos leva trinta por cento da população mundial sofrer graves infecções alimentares. No Brasil, segundo as estatísticas da Organização mundial da saúde é onde mais acontece este tipo de descuido. Apesar de o prazo vir estampado, por exigência da lei, na embalagem das bebias, de remédios cosméticos, produtos de limpeza e alimentos industrializados muita gente ignora solenemente a informação e, passa mal depois. Existem alimentos com mais facilidade de deteriorização que outros e para estes a atenção deve ser muito maior. Especialistas do Hospital das Clinicas de S.Paulo aconselham a que os seguintes produtos só sejam ingeridos dentro da validade: Água mineral, refrigerante, pão de forma remédio desinfetante, creme hidratante e, alimentos congelados.

Sopa de Aspargos


Ingredientes (1 porção):
1 porção de sopa base.
50 gramas de aspargos em conserva.
3 colheres de sopa de agua da conserva do aspargos.
1/2 colher de chá de margarina ou manteiga.

Modo de fazer:
Misturar duas colheres de sopa da água da conserva na sopa base e ferver, aquecer o aspargos com mais uma colher de sopa da água da conserva.
Num prato quente, colocar os aspargos aquecidos, acrescentar a margarina ou manteiga e cobrir com a sopa fervendo.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sopas que não engordam



No inverno as sopas são um alento. É nela que pensamos quando a noite fria esta chegando. Aqui vai uma dica de sopa magra, muito prática que, a cada dia se transforma mudando totalmente de sabor. Prepara-se em grande quantidade e congela-se em pequenas porções. Como o nome diz, ela será a base para ser usada em diferentes receitas.

SOPA BASE INGREDIENTES (14 porções):

1 kg de abobrinha verde com cascas e sementes
1 pepino médio
2 cebolas pequenas
½ repolho pequeno (só folhas brancas)
1 amarrado de cheiro verde
4 litros de caldo de galinha desengordurado, seis tabletes.

MODO DE FAZER
Ferver 1 litro de água com os 6 tabletes de galinha. Deixar gelar e coar retirando do caldo todos os pedacinhos de gordura; acrescentar mais 3 litros de água.
Colocar na panela todos os ingredientes cortados, o caldo desengordurado e o cheiro verde.
Depois de cozidos, passar pelo liquidificador e pela peneira.
Dividir em 14 porções e usar para preparar outra sopas.
Se deseja, usar uma porção ao natural como sopa de abobrinha.

Em breve:Sopa de Aipo, Sopa de Agrião, Sopa de Aspargos, Caldo verde,Sopa de Cebola, Sopa de Couve-Flor, Sopa de Entulhos.

domingo, 22 de agosto de 2010

Check Up

Quem segue uma rotina regular de exames do coração desde cedo, a partir dos 25 anos, tem cinco vezes mais chance de chegar aos setenta e cinco anos sem ter sofrido um enfarte. Este é o resultado de um estudo feito pela Organização Mundial de Saúde que garante que o efeito será muito maior se houver uma preocupação maior com a mudança de hábitos. Aderir à boa alimentação, praticar exercícios físicos e ficar longe do cigarro são medidas que fazem despencar os riscos de uma doença cardíaca. Estes são fatores que valem para qualquer pessoa. Os bons hábitos devem ser cultivados ainda na infância e os primeiros check-ups, feitos na juventude.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Acumpuntura

A acupuntura já invadiu o mundo dos esportes. Que o digam os atletas que já se submetem à milenar técnica chinesa para ganhar pique e resistência na hora do treino. Ela pode melhorar a performance em qualquer atividade física, na medida em que fortalece os músculos, torna o coração e os pulmões mais eficientes, alivia o cansaço, desobstrui a respiração facilitando a entrada de oxigênio no organismo. É inacreditável que somente no final do ano de 2006 o Conselho de Educação Física tenha reconhecido o método como recurso científico elementar. Quanto tempo perdido! Há quantos anos a acupuntura no Brasil vem comprovando sua eficiência tratando de problemas de coluna vertebral até em presidentes, fato altamente divulgado e, por mais este motivo, já ter alcançado incontestável credibilidade.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aproveite o feriado de 7 de Setembro para entrar em forma.

Papai meu herói

Papai era realmente o máximo, o maior homem que pousou no Acre naquele tempo. Era quem menos brigava comigo quando eu aprontava. Por isso, eu gostava mais dele do que da mamãe. Ficava com ódio dela quando, na hora de dormir, ela dividia a cama com ele. Eu fingia que dormia quando ele, cuidadosamente, me pegava e me transferia para a minha. E me fazia dormir coçando a minha cabeça.
Quando eu custava a pegar no sonho e a coceira já tinha passado, começava a arder o meu couro cabeludo e eu pedia a Deus que ele dormisse logo e parasse aquela tortura. Mas eu jamais pedi para ele parar.
Papai era o meu í­dolo, meu campeão e, segundo meus analistas, também meu grande amor. Embora às vezes Freud me irrite, acho que havia nesta afirmação um fundo de verdade. Procurei papai nos meus maridos e claro que me frustrei. Acho que em cada marido achei um pedaço dele. Se pudesse juntar os três hoje, daria papai direitinho.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sol? Só com protetor solar.

O sol brilha cada vez mais forte mas, seria ótimo se não queimasse tanto. Os buracos na camada de ozônio tão transformado o astro rei num implacável inimigo da beleza feminina e, os seus efeitos não prejudicam apenas a estética mas a saúde como um todo. Protetores solar, com fatores de proteção cada vez mais fortes, tornam-se imprescindíveis nos cuidados diários para manter a pele saudável e diminuir o risco de danos mais sérios . A cosmetologia evolui a cada dia lançando produtos reparadores fantásticos que acabam com manchas escuras, não são do rosto, como também de todo o corpo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Do-In

O Do-In não é usado somente como auto massagem. A técnica oriental também faz diagnose visando a rápida cura do corpo. É geralmente usada por aqueles que querem operar grandes transformações interiores e lutam para se manter em harmonia com a natureza. Esta técnica chinesa aprimora as funções orgânicas, e, em especial repõe as energias perdidas em atividades intensas.
Visa a preservação ou recuperação da saúde, através da pressão dos dedos sobre os pontos da Acupuntura. O bem estar é sentido de imediato por causa do relaxamento que o Do-In proporciona.

Florais de Bach


Já não se questiona mais o fato de que a maioria das doenças seja resultante das somatizações causadas pelas emoções contidas ou mal elaboradas. A medicina tradicional tem medidas bastante eficientes para todas as curas. Porém, muitos dos medicamentos alopáticos usados em diferentes tratamentos apresentam efeitos efeitos colaterais. Os Florais de Bach, têm como objetivo restabelecer o equilíbrio entre o eu superior, a mente e o corpo.
Em qualquer tratamento, alopático ou homeopático, os florais são excelentes coadjuvantes, pelos seus resultados no bem estar do organismo e no equilí¬brio do estado emocional. As flores usadas nas fórmulas não são tóxicas, não provocam dependência e podem ser usadas por pessoas de todas as idades.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Banho de cachoeira, não há quem não goste



Não há quem não goste de um banho de cachoeira, fonte de juventude que já era usada D. Beja, linda e inesquecível. Se pensarmos um pouco podemos entender que, afinal, isto não é um milagre mas, a lei natural das coisas. Cachoeira está ligada às matas, fonte de grande quantidade de oxigênio. Ter como hábito banhar-se em águas límpidas, respirando ar puro, nem que seja uma vez por semana, já vale por uma terapia da alma ou mesmo do corpo. A queda d'água tem poder de cura se dirigida para os pontos de concentração de dores musculares, contraturas ou nódulos de tensão no corpo.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Conheça a arte de Solange Kamenetz e outros 120 artistas

Tela Participante " Paix"
Solange Kamenetz no Xº Salão de Artes Plásticas da Escola Superior de Guerra | 9 a 17/8 | Fortaleza de São João - Av. João Luiz Alves s/n, Urca / RJ - De seg. à sex., de 10h às 16h - Entrada franca. 

Juntamente com Solange, que apresenta as duas obras aqui mostradas, participam da coletiva ca. de 120 artistas plásticos provenientes de todos os Estados brasileiros. Solange foi recentemente premiada com Medalha de Bronze no 1º Salão Nacional de Artes Plásticas do Saber Cultural, que teve lugar no Forte de Copacabana. "A Arte para mim, não é apenas pintar uma tela - é uma janela que deixa transparecer o que tenho em meu coração e em minha alma. Em minhas obras, eu convido o espectador a viver algo diferente, em um lugar diferente, em outro mundo. Em meu pequeno ateliê, eu pinto e vivo. Luzes. Imaginação. E em cada tela, um momento único. Meu mundo, onde pinto minha vida. Se eu pudesse escolher a cor do meu sangue, ele seria da cor do arco-íris. Por que pinto? Porque é o ar que respiro.", professa a artista, sinalizando assim para uma profunda e visceral vivência e experimentação do ato criativo. 

Tela Participante "Seuls a Deux"

Solange Kamenetz na companhia de seu filho caçula Marcelo