segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Troca de cosméticos

Usar a mesma linha de cosméticos por anos a fio não é um procedimento saudável para pele e cabelos. Uma pesquisa realizada em S. Paulo mostrou que 78% as entrevistadas são fiéis aos seus cremes e xampus. Os motivos porque o uso prolongado dos produtos não é aconselhável está no fato de que, pele e cabelos se modificam com o tempo, exigindo novos cuidados. O clima, os hormônios e a idade são fatores que podem transformar gradativamente uma pele oleosa em seca, um cabelo normal ficar oleoso ou quebradiço. O clima também influência na escolha dos cosméticos. Os ácidos, por exemplo, só podem ser usados na pele durante o inverno. Assim como a pele, não é necessário usar nos cabelos um produto a cada dia, mas, quando eles acabam o ideal é experimentar outro.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dormir Bem


Dormir 8 horas por dia é ideal para seu corpo se restabelecer do desgaste diário. O nível de estresse e a ansiedade diminuem e o raciocínio melhora. Quem dorme pouco pode estar sobrecarregando seu organismo e estimulando-o na produção extra de hormônios para a manutenção do nível de rendimento, mas que gera um quadro de trabalho excessivo e envelhecimento precoce.
A limpeza do organismo acontece durante o sono. O corpo se livra de toxinas e substitui bilhões de células mortas diariamente.
Até o aparelho digestivo fica comprometido. Sem um sono adequado, ele fica desregulado e passa a absorver mais nutrientes do que precisa provocando alta taxa de colesterol e a obesidade.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A dieta parou de funcionar, e agora?

Caso sua dieta tenha parado de funcionar, não desanime, isso faz parte do processo.Nas primeiras semanas os quilos parecem voar, mas depois de algum tempo o ritmo começa a mudar e realmente vai ficando mais difícil perder os quilos que tanto incomodam. Nas duas primeiras semanas o resultado é gratificante, e isso deve ao fato que logo no começo do regime, além de gordura, perde-se também excesso de água no organismo.Alguns fatores podem dificultar ainda mais o emagrecimento nessa fase, por exemplo, o uso de inibidores do apetite. Esse tipo de medicamento tende a perder seu efeito por causa do mecanismo de tolerância do organismo.Depois de algum tempo consumido  produto para de emagrecer, a fome volta e, se você diminuiu os exercícios fisicios, então o problema pode se agravar.E ainda tem o fator psicológico que pode ser o maior inimigo do regime. Ele arma um mecanismo de defesa para diminuir a sensação de fome, e o corpo passa a armazenar quase tudo que ingere. Afinal, ele não sabe quando vai receber comida outra vez. Mas, com algumas atitudes saudáveis, não tem como seu regime emperrar.Fuja de dietas malucas. Não pule refeições, não coma nada após o jantar, diminua mais ainda a gordura, aumente a quantidade de fibras no cardápio. E finalmente, não se desespere. Marque uma consulta com seu medico. Ele, com certeza, lhe apontara uma solução.

Salada-Base

Salada – Base
Ingredientes (6 porções)

·        6 a 8 folhas de alface

·        ½ cebola pequena

·        1 pepino médio

·        2 pernas de aipo

·        2 ou 3 rabanetes

·        1 abobrinha escaldada

·        100 gramas de melão ou de abacaxi

Modo de fazer
Cortar as folhas de alface para guarnição ou deixa-las inteiras. Cortar todos os legumes (abobrinha, pepino, aipo e rabanete) e a cebola em cubinhos, inclusive o abacaxi, ou corta-los à juliana, no caso da salada de melão.Misturar tudo, exceto alface, que deve ser colocada em volta do prato, e regar com o molho desejado.  Atenção: não usar as duas frutas na mesma salada.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lábios


Os lábios são os protagonistas de algumas das mais belas e prazerosas funções do corpo humano. Uma das partes mais atraentes do corpo, feitos para sorrir, falar, e beijar, têm seu poder de sedução constantemente ameaçado por sua enorme fragilidade. Extremamente delicados tornam-se ressecados e sujeitos a formação de rugas, por terem a camada de pele externa muito delgada, numa região com poucas glândulas sebáceas. Esta região é tão sensível que, até o fluxo do ar quente da respiração durante a noite causa ressecamento, dando origem às rugas em volta da boca. Já existem até batons hidratantes, com filtro solar, inclusive. O preenchimento com ácido hialurônico é uma das modernas soluções para refazer o contorno labial sujeito à perda de sua nitidez com a idade. Este procedimento tem dado bons resultados quando o objetivo é manter os lábios jovens por muito tempo.

domingo, 13 de novembro de 2011

Os benefícios da Quinua

Atualmente, nunca se teve tantas opções de consumo de alimentos na busca de uma vida mais saudável. Em se tratando de grãos e cereais, a, Quinua que ainda é pouco conhecida,. é, mais uma opção que não pode faltar em nossas mesas.

É um carboidrato de baixo índice glicêmico, contém ômega 3 e 6 (são gorduras importantes para o desenvolvimento de várias funções do nosso organismo, assim como no auxílio da redução do colesterol total, LDL e triglicerídeos) , alguns minerais dos quais se destacam o ferro, magnésio, zinco, potássio, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), D e E.

Também contém uma quantidade elevada de lisina e metionina,. Pela alta quantidade de aminoácidos, pode ser indicada para o consumo antes ou após a atividade física, crianças, adolescentes em fase de crescimento ou gestantes. No sistema cognitivo, atua na inteligência, melhora dos reflexos e funções relacionadas com a memória e aprendizagem. Possui também boas quantidades de triptofano, aminoácido que está ligado à produção de serotonina, que por sua vez é responsável pela modulação do humor, disposição e bem-estar. Não podemos esquecer que a quinua também não contém glúten, sendo alternativa para celíacos ou pessoas que possuem hipersensibilidade ao trigo. Pode ser encontrada em grãos ou em flocos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Açaí


O açaí, é uma fruta típica do Pará e do Amazonas. Trata-se de uma frutinha roxa , do tamanho de uma bola de gude, que não pode faltar à mesa do nortista no café da manhã, na sobremesa e no lanche da tarde.
A vantagem do açaí é que a fruta parece ter saído do laboratório dos nutricionistas sob encomenda para a geração saúde. Tem alto teor calórico, é rica em ferro, fósforo, cálcio, potasio, vitaminas B1 e B2 e fibras naturais.
Agora, atenção! Açaí engorda muito! Se você não faz exercícios, é bom come-lo apenas uma vez por semana.


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Varizes

Vermelhas e azuladas as varizes surgem de um dia para o outro, multiplicam-se sem parar, causam desconforto e sensação de peso nas pernas. São resultantes da ausência do mau funcionamento das válvulas que auxiliam as veias na tarefa de levar o sangue dos membros inferiores de volta ao coração, sobrecarregando as veias superficiais, que se tornam progressivamente dilatadas. Além do aspecto antiestético, elas causam dor, edema e cansaço nas pernas. O arsenal de recursos terapêuticos para eliminá-las nunca foi tão grande. Para vasinhos, são indicadas escleroterapia, injeções de glicose em alta concentração ou a crioescleroterapia que é o mesmo tratamento a frio e laser. Para os estados mais avançados recomenda-se a cirurgia.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como evitar problemas gerados pela osteoporose


A osteoporose se instala devagar e torna os ossos tão fracos, na terceira idade, que correm o risco de se quebrarem no menor movimento. Pode causar problemas posturais e dores generalizadas em todo o corpo atingindo, sobre tudo, as mulheres, após a menopausa. Há, entretanto, muitas maneiras de se evitar o problema, sobretudo com uma alimentação rica em cálcio. A grande dificuldade da osteoporose é que ela não dá sinal da sua presença: o diagnóstico geralmente só é feito após uma fratura. A densitometria óssea, exame que mostra com exatidão a saúde dos ossos, deve fazer parte do check-up de rotina, para detectar a doença ainda em sua fase inicial. Feito o diagnóstico da osteoporose o tratamento mais indicado é a reposição hormonal, mas que precisa ser acompanhado por especialistas, pois pode apresentar contra indicações em casos isolados. Para evitar sua progressão os exercícios são fundamentais. Os mais indicados são as caminhadas, a hidroginástica e a musculação com pouco peso.